NovidadesSinistro

Você sabe o que é Aviso de Sinistro ?

Aviso de Sinistro o que é isso ?

Entre as definições da palavra “sinistro” lá no dicionário, está: “que pressagia acontecimentos infaustos; agourento, funesto”. Mas, calma lá! No “segurês”, a palavra sinistro tem outro significado e que, cá entre nós, nem é tão assustador assim, afinal, você está seguro contra ele. Entenda melhor!

Sinistro! Sinistro pode ser um termo que se encaixa várias situações – inclusive, quando depois da contratação de um seguro chega a apólice e você se depara com aqueles diversos termos técnicos pouco amigáveis, escritos sem muita clareza no mais perfeito dialeto “segurês”. Isso é realmente bastante sinistro! Mas, fica tranquilo.

O mundo segurador tem mesmo a sua linguagem específica e logo você vai tirar isso de letra. Quer ver?

 

Seguro Automóvel

No popular, o sinistro é tudo aquilo que não queremos que ocorra com os nossos bens e que, por temer que aconteça, contratamos o seguro de carro, por exemplo, quando acontece um incidente, roubo ou furto do seu carro, você deve acionar a seguradora informando o sinistro para inclusive receber assistência 24 horas em caso de um acidente.

Sob o olhar da seguradora, o sinistro é entendido como o acontecimento de um dos riscos previstos na apólice de maneira involuntária, súbita ou imprevista. É o momento em que a seguradora é acionada para prestar o suporte pelo qual você a contratou considerando inclusive o capital segurado de acordo com a ( Tabela Fipe ).

Em um Seguro Automóvel, você sempre tem coberturas básicas, tais como guincho, vidros, lanternas, retrovisores e de danos causados a terceiros, mas vale lembrar da importância de verificar com seu corretor de seguros todas as cláusulas da sua apólice, para evitar surpresas desagradáveis.

Seguro de Vida

Nos casos de seguro de vida, por exemplo, o sinistro vai desde casos de morte, morte natural ou acidental até casos de acionamento por acidentes ou doenças previstas nas cláusulas, ou nos casos de coberturas específicas tais como acionar o DIT que garante a renda mensal, enquanto o profissional não pode voltar a trabalhar.

Lembrando que para Seguros de Vida é essencial preencher o formulário de doenças preexistentes ou algum problema crônico, pois muitas vezes o sinistro é negado por falta de informação dada pelo cliente no momento da compra do seguro.

O Seguro de Vida também conta com uma cobertura diferenciada que é uma renda mensal até 18 anos para os filhos até mesmo a assistência funeral do segurado ou dos familiares, por isso, verifique bem os diferenciais do seu seguro de vida.

Seguro Residencial

No seguro residencial, por sua vez, o sinistro pode ser entendido como fumaça, incêndio queda de raio, enchentes, roubo ou quebra de vidros até queda de aeronaves, sem falar nas coberturas específicas que garantem que o Segurado possa morar de aluguel enquanto sua residência esta sendo reconstruída ou reparada.

Aviso de Sinistro em Seguros

Agora que você já sabe o que é um sinistro em Seguros, é importante conhecer também o chamado “aviso de sinistro”, afinal, é com esse aviso que a seguradora começa a dar os primeiros suportes para você.

Por exemplo, digamos que ao terminar o expediente, você foi buscar o seu carro lá naquela rua paralela que você estacionou e que sempre a considerou segura e… ele não está lá. Taí o sinistro. Furtaram o seu bom e velho amigo.

No entanto, você tem seguro. Então, após tomar as primeiras providências, como abrir um boletim de ocorrência, você entra em contato com a seguradora para informar sobre o ocorrido, isto é, avisar o sinistro – que também pode ser conhecido como abertura de sinistro.  

Atenção ao Valor da Indenização, os seguros sempre descrevem claramente qual é a Indenização Máxima em caso de sinistro e em quais condições, consulte sempre o corretor de seguros em caso de dúvidas, pois ele é responsável juridicamente pela satisfação do cliente quanto ao seguro adquirido.

O aviso do sinistro nada mais é que a abertura do processo, em que a companhia seguradora vai solicitar alguns documentos e iniciar a análise do ocorrido para que possa, neste caso, indenizá-lo, lembrando que todo este processo deve ser feito pelo próprio segurado, mas pode e deve contar com o apoio do corretor de seguros.

Seguro Proteção Total

É verdade que o sinistro é uma situação totalmente desagradável. São acontecimentos que a gente sabe que acontece, porém, esperamos que jamais ocorra.

Mas, quando você está protegido por uma seguradora e conta ainda com um bom suporte de corretoras de seguro, essa situação acaba sendo rapidamente resolvida.

A proteção total do seu bem somente será garantida com um seguro de qualidade, por isso, normalmente recomenda-se não verificar somente o preço do seguro, mas sim quais os diferenciais que ele tem em relação aos concorrentes, fique bem atento a isso.

Por isso, é importante manter o seguro totalmente em dia, hein? Ficou interessado? Quer uma Cotação de Seguro Auto, Seguro Vida ou Seguro Residencial ?  Conte com a gente, temos seguro para tudo !

 

 

Se preferir!
Ligamos para você
Me Liga