NovidadesDicas

Cotar Seguro Auto Veja 13 Dicas

COTAR SEGURO AUTO VEJA 13 DICAS

Após comprar ou trocar de carro, o próximo passo é contratar seguro automotivo. Afinal, é necessário garantir o investimento feito. E o seguro, na verdade, também é uma parte desse investimento, que deve ser muito bem planejado. Pensando nisso, preparamos 13 dicas importantes para ajudar você a saber como escolher o seguro do carro da maneira correta.

Conte com o apoio de profissionais especializados.

Uma das maneiras mais eficientes de minimizar as preocupações nesse momento é contar com o apoio de empresas corretoras de seguro. O trabalho dos consultores que trabalham nestas corretoras é esclarecer todos os procedimentos. Ainda haverá decisões a serem tomadas pelo próprio cliente, mas é mais simples com uma consultoria adequada.

Avalie o histórico das seguradoras

Uma das principais tarefas na hora de definir qual seguradora contratar é consultar o histórico e reputação das empresas. Nossa recomendação é consultar órgãos de proteção ao cliente e sites de reclamações para verificar a qualidade da assistência 24 horas e suporte a sinistros, hoje uma das melhores seguradoras é a Porto Seguro, mas você tem mais de 10 marcas disponíveis para seguro auto.

Saiba se a assistência é própria ou terceirizada

Muitas seguradoras terceirizam os serviços de assistência 24 horas. Desta forma, é importante saber qual empresa realiza a assistência e consultar seu histórico de atuação. Assim você pode estar seguro de como escolher o seguro do carro com uma equipe de assistência eficaz.

Fique atento aos preços

Preço mais baixo não necessariamente é vantagem. Em muitos casos, o valor é reduzido porque são oferecidos menos serviços e benefícios. Assim, é importante checar o que está dentro do pacote oferecido.

Faça cotações usando os mesmos critérios…

Ao usar os sites para fazer a cotação, devem-se marcar os mesmos serviços em todos. Apenas dessa forma é possível consultar qual a empresa que oferece melhor valor para a cobertura. Além disso, algumas empresas podem oferecer descontos quando são adicionados outros serviços, reduzindo o prêmio.

… mas, não exagere!

Algumas empresas bloqueiam clientes que fazem cotações frequentes. Em alguns casos chegam a aumentar o preço do seguro quando percebem uma reincidência. O auxílio de um consultor nesses momentos é importante, já que ele pode fazer as cotações sem qualquer tipo de limitação.

Seja preciso nas informações para cotação

É fundamental ser preciso nos dados informados na hora de cotar e fechar o contrato com a seguradora. Caso alguma informação não esteja de acordo com o que está combinado, a seguradora pode se negar a realizar a indenização.

Estado de conservação e procedência do veículo

O veículo deve estar em bom estado de conservação para o fechamento do seguro. O cliente deve saber qual a origem do veículo, porque no caso de bens adquiridos em leilões, há uma avaliação muito mais criteriosa e detalhada, para veículos mais antigos normalmente a seguradora azul seguros tem uma boa aceitação.

Fique de olho nas novidades e promoções

Estar atento às mudanças e atualizações nos pacotes e preços oferecidos é uma forma de encontrar o serviço adequado com o preço compatível ao seu orçamento. Uma sugestão é conferir frequentemente os sites e redes sociais das empresas para verificar atualizações. Além disso, é preciso estar atento à validade e ao prazo das promoções, para não ser surpreendido com uma mudança pouco tempo depois.

Conheça os canais de acesso

É fundamental que as seguradoras ofereçam canais de acesso rápido e eficiente. Quando os imprevistos surgem, tudo que o segurado não precisa é burocracia ou lentidão no atendimento. Portanto, conhecer quais são as formas de contato e testar a agilidade ajudam como escolher o seguro do carro.

Corretora com suporte jurídico

Um grande diferencial entre as corretoras é escolher uma que ofereça suporte jurídico aos clientes. Desta forma, o cliente é mais bem orientado para tomar suas decisões e tem apoio nos momentos de dificuldades.

Cuidado com prêmio e franquia

É preciso ter atenção ao valor fixado em contrato sobre a franquia. Existem casos em que as seguradoras oferecem a opção de reduzir o prêmio, mas aumentam o valor mínimo e porcentagem da franquia. Nessas situações, é preciso estar consciente da escolha e do impacto financeiro caso o seguro seja acionado.

Vale lembrar: franquia é a parte do custo do conserto que o assegurado assume. Prêmio é o valor pago para ter direito às coberturas contratadas.

Cobertura para terceiros em caso de sinistro.

É necessário verificar quais são as condições da seguradora na cobertura para terceiros em danos materiais ou pessoais. Em muitos casos, para baratear o preço, as seguradoras oferecem um pacote sem essa cobertura. Isso pode gerar problemas judiciais para o cliente.

 

Leia Também Nosso Artigo que Fala Sobre o Valor do Seguro Auto.

 

Agora que você viu essas dicas, já sabe como escolher o seguro do carro da melhor maneira. Entre em contato com nossa equipe de especialistas que vão ajudar a encontrar a melhor opção para suas necessidades e que caiba no seu bolso.

 

Simule Agora

Se preferir!
Ligamos para você
Me Liga