Seguro auto e saúde: Entenda porque eles aumentam todos os anos.

Você conhece os critérios que fazem seu seguro aumentar todo ano? Antes de procurar uma corretora de seguro, vamos explicar os 6 fatores que justificam o reajuste anual do valor da franquia. Aproveitando a oportunidade, vamos esclarecer também o que é seguro saúde e os fatores que determinam o aumento do valor desta modalidade de assistência médica.

6 fatores que influenciam aumento de preço de seguro auto

  1. Perfil do motorista

A corretora de seguro analisa o perfil do motorista por meio de formulário. Neste questionário é levado em consideração a idade, gênero, estado civil e se tem filhos. Motoristas homens, solteiros ou divorciados na faixa etária de 18 a 25 anos pagam mais pelo seguro. O motivo é que este perfil de motorista é o que geralmente mais se envolve em colisões e demais ocorrências.

Já as mulheres pagam menos porque são consideradas mais cuidadosas, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O órgão aponta que apenas 11% dos acidentes são provocados por mulheres. O número de mortes no trânsito também é diferente entre os gêneros. De acordo com o Ministério da Saúde a maioria das vítimas fatais são homens.

     2. Tipo de carro

O preço de seguro é maior para os automóveis importados, os modelos com peças difíceis de serem encontradas e os que estão fora de linha. Mas, uma corretora de seguro também apresenta altos índices de pagamento de indenização para carros populares, que também são bem visados. Dentro deste tópico, acessórios como kit de gás e sistemas automotivos podem encarecer o valor.

3. Bairro onde o motorista mora

Bairros com histórico de criminalidade e até mesmo de acidentes é um dos critérios usados para calcular o valor do seguro. A explicação é que isto representa risco para a corretora de seguro, porque, teoricamente, motoristas destes bairros estão mais expostos a sinistros.

4. Local de estacionamento

Isto também é questionado pela corretora de seguro durante a contratação do seguro auto. Um veículo que fica estacionado na rua é mais fácil de ser subtraído em relação ao que permanece em garagens.

5. Utilização do carro

Quem usa o automóvel para passeio e trabalho paga mais no seguro. A justificativa é que esta dupla função deixa o veículo mais propenso a falhas mecânicas, acidentes, furtos e roubos. E quem omite a informação de que também usará o carro para trabalhar não será reembolsado quando ocorrer uma ocorrência.

6. Histórico do motorista

Motoristas sem pontuação na carteira são beneficiados durante a contratação de seguro. A explicação é que uma pessoa cautelosa age dessa forma porque sabe da importância deste comportamento para a segurança de todos. A corretora de seguro consulta os órgãos de trânsito para obter tais informações.

O que é seguro saúde e critérios para reajuste

O seguro saúde é uma modalidade de assistência de saúde onde você pode se consultar com médicos e fazer exames e procedimentos médicos fora  da rede credenciada. Neste caso, o usuário é reembolsado após enviar recibos de pagamento das despesas médicas à seguradora. As regras do seguro de saúde também são controladas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e alguns dos critérios para reajuste do valor do seguro saúde são:

  1. Faixa etária

Quanto mais novo o usuário, menor o valor do seguro saúde. Quanto mais velho, maior o valor. O seguro e o plano de saúde geralmente trabalham com uma tabela com 7  faixas etárias, confira:

  • 0 a 17 anos;
  • 18 a 29 anos;
  • 30 a 39 anos;
  • 40 a 49 anos;
  • 50 a 59 anos;
  • 60 a 69 anos;
  • 70 anos ou mais.

  2. Área de abrangência

Um seguro saúde com abrangência regional é mais barato do que um produto que garante atendimento nacional. O seguro saúde nacional é mais barato em relação ao que tem cobertura internacional. Isto é algo que você deve levar em consideração no ato da contratação, daí a importância de consultar uma corretora de seguro.

3. Coberturas

Seguros saúde com atendimento obstétrico, UTI, nutrição, fonoaudiólogo, por exemplo, podem apresentar mensalidade maior. Consulte uma corretora de seguro para descobrir quais coberturas são mais adequadas para o seu caso.

Para finalizar, devemos lembrar também que além de seguros, nós também oferecemos consórcio de automóvel e outros serviços para facilitar a sua vida.  Quer saber mais sobre esses serviços? Entre em contato conosco!



WhatsApp chat