NovidadesDicas

Valor do Seguro Automóvel ?

Valor do Seguro Automóvel, existe uma tabela ?

Ter um Seguro Auto nos dias de hoje é básico, entretanto, também é essencial pagar um preço amigável para garantir sua segurança e de terceiros. Saiba abaixo quais são os critérios analisados pelas seguradoras para definir o “prêmio”, ou seja, o valor que será cobrado para a sua contratação.

Muitos acreditam que existe uma tabela de seguro que garante o preço médio para todos os cálculos, entretanto,  fazendo uma cotação numa corretora de seguros você pode verificar que a cotação de seguro depende muito de fatores tais como região/cep, idade do condutor, tipo de veículo e outros dados, isso é assim mesmo nas melhores seguradoras.

 

O Risco de Não ter Um Seguro Auto

É verdade que foi-se o tempo em que a contratação de um seguro para o automóvel era considerado algo supérfluo. E isto se dá devido à constante ocorrência de roubos e furtos nas cidades. Estima-se, por exemplo, que em 2017, só na cidade de São Paulo, 530 automóveis foram furtados por dia, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Ou seja, um índice altíssimo e preocupante.

Desta forma é fundamental contar com uma seguradora que cubra no mínimo roubo ou furto, que é  um dos seguros mais básicos atualmente, tais como Itaú Seguro Roubo e Furto, Tokio Marine Auto Roubo + Rastreador, ou mesmo os produtos da Suhai Seguradora.

Vale Lembrar que muitas vezes adicionar uma cobertura para Colisão e Incêndio, pode custar muito pouco no valor do seguro automóvel e ainda vem com benefícios tais como Guincho com KM ilimitado, carro reserva, assistência 24 horas, dentre as seguradoras que mais oferecem benefícios aos clientes com preços e serviços justos temos o Porto Seguro Auto.

 

Valor Médio do Seguro Auto

Em Média um Seguro custa algo em termos aproximados de 6% do valor do veículo segundo a tabela Fipe, por exemplo, um veículo de R$ 30.000,00 aproxima-se de um seguro de R$ 1.800,00, entretanto, este valor pode variar significativamente para mais ou menos em acordo com os critérios de avaliação e os benefícios e serviços oferecidos pela seguradora escolhida.

 

Os Principais Critérios de Avaliação do Preço do Seguro Auto São:
  • Modelo do veículo

    Como não poderia ser diferente, a primeira análise das seguradoras para definição do valor do seguro é o modelo do veículo. Isto é, a marca fabricante, o preço – conforme a tabela FIPE vigente naquele ano – e as demais características do automóvel. Um dos motivos para o aumento do valor da apólice neste caso é que com o passar dos anos, o veículo se torna cada vez mais antigo e, portanto, mais propícios para avarias e manutenções.

  • Índice de sinistro

    O índice de sinistro é outro fator que tem grande responsabilidade no valor final de um seguro. Afinal, é por meio da análise nos índices de roubos e furtos ocorridos com o modelo do veículo, que as companhias seguradoras conseguem enquadrar se este é ou não um automóvel com possibilidades de sinistros.

  • Ano do veículo

    Nesta análise as seguradoras avaliam se o modelo deste determinado automóvel ainda encontra-se em circulação assim como a dificuldade para a localização de suas peças. Desta forma, é calculada a dificuldade de uma possível manutenção, na mesma medida em que o valor que poderá ser gasto para realizá-la.

  • Perfil do motorista

    Cabe a esta avaliação, por sua vez, entender o perfil do condutor principal do veículo e a partir disto desenvolver um “persona”. Isto é, com questionamentos sobre a vida pessoal deste motorista, a seguradora busca adequá-lo a um perfil e, desta forma, pressupor as possibilidades dos riscos que este veículo pode sofrer.

  • Idade

    Este item tem certa semelhança com o anterior, visto que ele segue o mesmo critério. Ou seja, com bases em estatísticas de ocorrências, as seguradoras conseguem visualizar, por exemplo, qual a idade média dos condutores que mais sofrem sinistros. E, com isso, incluir essa informação no cálculo final.

  • Estado civil

    O estado civil acaba sendo incluso no critério de perfil do motorista. Ainda com base em estatísticas, as empresas de seguro entendem que, por serem socialmente mais ativos, inclusive, utilizando mais vezes o veículo durante a noite, as pessoas solteiras se enquadram no grupo de maior risco. E, por consequência, o valor do seguro é mais alto.

  • Estilo de vida

    Ainda em busca de enquadrar o condutor em grupos de maior ou menor risco, as empresas de seguro tendem a avaliar o estilo de vida daquele motorista. Ou seja, compreender se o veículo será constantemente utilizado como meio de transporte principal, isto é, para o trabalho diário, para estudo, viagens e afins.

  • Tempo de carta

    Obviamente, esta é uma avaliação fundamental. Neste caso, devido à maior familiaridade com a condução, as pessoas que contém a carteira de motorista por mais tempo, acabam pagando menos no seguro.

  • Localização da residência

    Neste caso, é avaliado mais uma vez o índice de criminalidade naquele bairro. Isto é, se nos últimos meses, o bairro onde reside o motorista foi palco de diversos incidentes de roubos, furtos ou sinistros em geral, sem dúvidas, na renovação isso será incluso na apólice. E, portanto, é provável que o valor do seguro do carro esteja mais alto.

  • Utilização do veículo

    Por fim, com perguntas sobre a rotina do condutor, por exemplo, “quantas vezes o veículo será usado na semana?” ou “ele é o principal meio de transporte da família?” as seguradoras avaliam o risco deste automóvel se envolver em um sinistro. Isso com uma simples conta de que, quanto mais utilizado, mais é possível que este carro sofra alguma incidência.

Leia Também Nosso Artigo que Fala Sobre as 13 Dicas para Cotar um Seguro Auto.

 

Agora que você conhece os fatores que interferem no valor do seu seguro, dá pra avaliar com mais clareza o que está sendo cobrado. Na Hora de Cotar Seguro Auto, lembre-se que a corretora Success Corp Seguros, pode te ajudar a encontrar o que tem de melhor no mercado e que caiba no seu bolso.

 

Simule Agora

 

Fontes:

Se preferir!
Ligamos para você
Me Liga